sábado, 19 de maio de 2007

O que é Psicologia do Esporte

Algumas definições para a Psicologia do Esporte e do Exercício

:: Um campo de estudos em que os princípios da psicologia são aplicados ao contexto esportivo (Cox, 1985)

:: É o estudo científico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos e de exercício e as aplicações práticas de tal conhecimento" (Gill, 1979).

:: Ramo das ciências do esporte e do exercício que busca fornecer respostas para questões sobre o comportamento humano no esporte (Gill, 1989)

:: É o efeito do esporte sobre o comportamento humano (Alderman, 1980)

:: Examina as causas e efeitos dos fenômenos e das ocorrências psíquicas que se desenrolam no homem antes, durante e depois de atividades desportivas (Thomas, 1983)

:: Investiga processos psicológicos e suas manifestações nas atividades esportivas, atléticas e de educação física em geral, preocupando-se partircularmente com os problemas de adaptação
do esportista, motivação, treinamento, desempenho e aspectos psicossociais do esporte (Pfromm Netto, 1985).

:: Como Psicologia Aplicada, assume principalmente a forma de aconselhamento individual e em grupo (Pfromm Netto, 1985).

3 comentários:

Unknown disse...

Ola, boa tarde, sou academico na UNIPACGV ,no meu curso tem psicologia, é a diciplina que ue mais gosto,acho que a mesma é muito importante no esport, por isso ,vou me aprofundar, nessa materia que eu, acho show de bola.

Unknown disse...

Ola, boa tarde, sou academico na UNIPACGV ,no meu curso tem psicologia, é a diciplina que ue mais gosto,acho que a mesma é muito importante no esport, por isso ,vou me aprofundar, nessa materia que eu, acho show de bola.

paúba + disse...

muito legal essa matéria, já fiz ela, no entanto gostei pra caramba!